A Câmara Municipal recebeu na sessão do último dia 06.06 representantes da Junta Militar de Caucaia, nas pessoas do presidente do órgão José Miguel Silva e do chefe de recrutamento Major Cavalcante. O objetivo foi divulgar as ações do Exército Brasileiro e, especialmente, das Juntas Militares.

A apresentação ficou a cargo do Major Cavalcante, chefe do recrutamento de novos integrantes, que iniciou o trabalho mostrando um vídeo sobre a participação do Exército Brasileiro da Segunda Guerra Mundial. Explicou que muitos jovens desejam integrar na carreira militar, mas o processo não atende a todos.

Segundo ele, em 2016 foram inscritos 1,8 mil jovens no serviço militar, mas somente 100 mil foram aceitos. Major Cavalcante informou, ainda, que no próximo mês de julho, a Junta de Caucaia estará recebendo inscrições dos jovens que nasceram no ano 2000.

Fazer inscrição no Serviço Militar é obrigatório para o jovem que este ano completa seus 18 anos. Entre os benefícios está o exercício da cidadania, pois sem o documento de reservista, o jovem não pode tirar passaporte, ingressar em concursos públicos e até obter emprego, para citar apenas alguns.

A grande novidade é que o jovem não mais precisa ficar em grandes filas pra realizar a inscrição. É que o Ministério da Defesa está disponibilizando alistamento online pelo site do Exército Brasileiro.

Com o objetivo de esclarecer os jovens sobre a necessidade do alistamento, a Junta Militar de Caucaia vem realizando o projeto Exército nas Escolas. Segundo Major Cavalcante o projeto é um instrumento de cidadania, por ser importante que desde cedo o jovem receba informações sobre o serviço.

Junta Militar de Caucaia desenvolve projeto Exército nas escolas