Mesa diretora realiza Seminário sobre Eleições de 2020

Renomados advogados com conhecimento de leis eleitorais debateram sobre as eleições de 2020

A Câmara Municipal de Caucaia realizou na noite desta sexta-feira, 13, no Grêmio de Estudos, com a presença de renomados advogados eleitorais, o Seminário sobre as eleições de  2020. Dois dos principais nomes do direito eleitoral  no Brasil, debateram com a plateia as novas regras que serão aplicadas no pleito deste ano.

Após o Presidente da Mesa Diretora , vereador Eneas Goes, abrir os trabalhos o Procurador da Câmara, advogado Vicente Aquino fez um breve resumo dos trabalhos passando para o advogado eleitoral Maia Filho. Em sua explanação Maia Filho, fez um raio X de todo o sistema eleitoral desde a Velha República até os dias atuais.

De acordo com o palestrante, em função das “rupturas” do sistema político no Brasil e mudanças constantes  nas regras do jogo, fazem com que os políticos e eleitores não tenham a “cultura” do voto ideológico, como acontece na maioria das democracias mundo afora.

Campanha com idéias e propostas pelas Redes Sociais

Segundo Maia Filho, as eleições de 2020 serão marcadas pelo baixo custo e a exploração das Redes Sociais.
“ Será uma Eleição Digital, pois com as ferramentas disponíveis nas Redes Sociais, proporcionarão aos candidatos a oportunidade  menos custos financeiros para buscar o eleitorado. Exemplos já tivemos nas eleições passadas, com candidatos eleitos e com expressiva votação via Redes Sociais. Maior  exemplo o próprio presidente Jair Bolsonaro, que com pouco tempo de TV utilizou as Mídias Sociais”. Pontuou Maia Filho.

Na interação com a plateia, o advogado tirou dúvidas como prazos para filiações, coeficiente eleitoral, dentre outros. E também  alertou para problemas recorrentes como por exemplo a falta de prestação de contas que em muitos casos levam até à inelegibilidade do candidato.
O evento foi uma iniciativa do presidente da Mesa Diretora, vereador Eneas Goes, que numa demonstração de cidadania trouxe até os pré-candidatos do município a oportunidade de tirarem suas dúvidas e assim não correrem o risco de problemas com a Justiça Eleitoral.

Dúvidas esclarecidas

Para as lideranças que se fizeram presentes, o seminário foi de muita importância. Luiz Farias, por exemplo fez questão de parabenizar o presidente Eneas Goes ao afirmar que: ” Par a mim foi muito importante, pois tirei dúvidas que ainda pairavam sim mim. E acredito que todos que aqui estiveram saíram devidamente esclarecidos pelos renomados palestrantes que aqui estiveram”. Pontuou Farias.

Por Carlos Kté Santos.

Shopping Basket