Secretaria de Turismo apresenta planos para revitalização do setor

O Secretário de Turismo e Cultura de Caucaia, Paulo Guerra, fez uso de espaço no pequeno expediente da Câmara Municipal desta quinta feira (02/06), para apresentar o programa de revitalização do turismo no município. Segundo ele, já foram traçados os planos para serem executados até 2020.
Vários projetos estão sendo encaminhados e serão, em breve, apresentados aos governos federal e estadual para garantia de recursos. O grande desafio citado pelo secretário e recolocar Caucaia na rota do turismo nacional e internacional.

Em um passado recente o município ocupou lugar de destaque, mas, devido à falta de investimentos deixou de atrair turistas, especialmente dos esportes radicais em mar aberto como o Kitesurf. Para isso está sendo elaborado um plano de divulgação com participação em eventos e feiras.

Mas, para isso acontecer, disse Paulo Guerra, é preciso primeiro fazer a lição de casa: preparar o município para receber os turistas. Entre as medidas, está a limpeza das praias e mananciais, o reordenamento das atividades nestes espaços e implantação de infraestrutura.

A criação do Selo e Qualidade para restaurantes e hotéis, segundo o secretário, será um marco para alavancar o setor.

“O turista gosta de ser bem recebido e comer bem. Se ele chegar em um ambiente certificado se sentirá bem recebido”, disse.

Além da revitalização do turismo de praia, os planos da secretaria pretende incluir o turismo religioso – no santuário de Santa Edwiges – e de serras com a implantação de teleféricos. Os vereadores, na sua maioria aplaudiu o programa. Mas lembraram ao secretário ser necessário incentivar obteríamos local.