Secretaria Municipal da Saúde presta contas ao povo em audiência pública na Câmara de Caucaia

A primeira audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Caucaia reuniu na última quarta-feira, 07.06,profissionais de saúde do município e vereadores para uma prestação de contas, metas alcançadas e recursos recebidos e aplicados no primeiro quadrimestre de 2017. O evento foi provocado pela própria Secretaria de Saúde do Município em atendimento ao estabelecido na Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2012 que orienta a realização de uma audiência pública a cada quatro meses para prestação de contas com a população.

Ao agradecer a presença dos profissionais da saúde, a presidente da Câmara de Caucaia, Natécia Campos, destacou a importância do momento, as informações e orientações, que fortalece os laços entre o poder executivo e o poder do povo, representado pela casa legislativa. “Foi muito esclarecedor para todos nós vereadores e para a população que agora passa a contar com um serviço de saúde humanizado onde a prioridade é o ser humano”, disse.

A apresentação ficou a cargo do secretário adjunto da secretaria municipal de saúde Franzé, mostrando que nos primeiros quatro meses a gestão conseguiu superar muitas dificuldades para hoje poder apresentar aos caucaienses os primeiros resultados positivos. Segundo a secretaria a meta de melhorar os indicadores do controle social e o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) mobilizou não só profissionais de saúde, mas outros profissionais e voluntários que se engajaram no projeto.

No primeiro quadrimestre, a secretaria priorizou os trabalhos de saúde na atenção básica. Foram contratados 24 novos médicos, além dos 10 residentes de medicina que atuam diretamente na saúde da família. A retomada de obras também foi destacada. Foram reformados duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros dez passaram pela licitação e terão obras iniciadas em breve. Também foram garantidos os insumos nas UBS e a descentralização dos exames laboratoriais.