12 suplentes de vereadores assumem a vaga na atual legislatura em Caucaia.

As posses são frutos de acordos entre os parlamentares, partidos e atendidos pelo presidente Dr Tanilo Menezes com o intuito de fortalecer a quem ajudou a eleger o titular da vaga.

As Câmaras Municipais Brasil afora, são compostas pelos vereadores eleitos pelo voto popular. E estão compostas pelos “titulares” e em algumas situações, pelos suplentes; que é quando o titular do mandato é afastado por doença, necessidade pessoal, quando o parlamentar é convocado para assumir funções no executivo ou morte.

Na atual legislatura, o presidente Tanilo Menezes -atendendo às solicitações de parlamentares, já empossou 12 suplentes; veja lista a seguir!

Enedina Soares (PT).  Empossada na vaga do titular Weibe Tapeba, que ocupa cargo no Governo Federal e atualmente licenciada.

Luiz Antonio (PT). Substituiu Enedina Soares por 60 dias.

Alberto Carneiro (UNIÃO). Substituindo o titular Gilberto da São Francisco (MDB), licenciado por 60 dias para tratar de assuntos pessoias.

Fábio Herlândio (MDB), substituiu o titular Léo do Zé Almir por 60 dias.

Adriano Neguim (PSB). Assumiu em duas ocasiões (90 dias) na vaga do titular Ratinho Cabral Filho

Fabrício Campos (PSB). Assumiu por 60 dias na vaga do titular Neto do Planalto (Republicanos).

Socorro Queiroz (PRTB), 60 dias. Substituiu Vanderlan Alves (Republicanos)

Toinho Moura (Republicanos), 60 dias. Substituiu o titular Dimas Matias (AVANTE)

Marcelinho do Cipó (PCdoB), 60 dias na vaga de Neto do Planalto (Republicanos)

Raimundo dos ônibus (DC), hoje filiado ao Republicanos ficou na casa por 90 dias na vaga do titular Dr. Carlinhos

Bené Cunha (DC). Assumiu por 60 dias substituindo o titular Dr. Carlinhos, convocado pela gestão municipal, para a Secretaria de Esportes e Juventude.

Popó da Jurema (Republicanos). 30 dias em substituição a Raimundo dos Ônibus (DC), hoje filiado ao Republicanos.

A caso do povo Caucaiense é composta por 23 vereadores.

Número de candidatos recorde em 2020

As Eleições Municipais 2020 para a escolha dos vereadores foram realizadas com um recorde no número de candidatos inscritos para concorrer a uma vaga na câmara municipal. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 518.328 pessoas registraram suas candidaturas para o pleito em todo o país. Além dos eleitos e dos não-eleitos, existem aqueles candidatos classificados como vereadores suplentes.

Qual a função do vereador

Vereadoras e vereadores formam o poder legislativo do município, ou seja, são os representantes do povo que têm a função de propor e votar leis, fiscalizar as ações do poder executivo, bem como alertá-lo sobre necessidades da população, estimulando a solução por meio de providências que podem ser adotadas pelo prefeito. O vereador suplente é um candidato que não alcança a quantidade de votos necessários para entrar na câmara como um “titular” e, portanto, fica numa espécie de “lista de segunda chamada”. Quando um vereador eleito abandona seu posto ou deixa de cumprir com suas funções precisando ser substituído, o suplente com maior quantidade de votos o substitui. A substituição do titular pelo suplente acontece quando a ausência é provocada por afastamento por doença, necessidade pessoal ou morte. Logo o vereador suplente deve estar disponível para assumir uma cadeira a qualquer momento.