Vereador Fernando do Picuí, preocupado com o assoreamento do Rio Ceará

O maior rio que corta o município de Caucaia, tem levado transtornos aos moradores do dos bairros Picuí e Patrícia Gomes.

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, na manhã desta terça-feira (27), O vereador Fernando do Picuí (SD), mostrou-se preocupado com o assoreamento do rio Picuí, que corta parte do bairro Picuí e, cobrou das autoridades, medidas urgentes para desobstruir o leito do que em algumas partes chega a mais de 1 metro de assoreamento.

Em função disso, as comunidades dos bairros Picuí, Patrícia Gomes e adjacências, têm sofrido com constantes alagamentos, durante o período chuvoso. Segundo o parlamentar, as famílias destas áreas, vivem em permanente vigília, para não perder seus bens e até a própria vida.

Fernando foi aparteado por J. Wellington (UB), que se solidarizou com Fernando emsua fala e, também cobrou ações para tentar atenuar osofrimento destas populações.

Rio Ceará e Canal do Picuí

Os bairros Picuí e Patrícia Gomes têm sofrido com as constantes enchetes proporcionadas pelo Rio Ceará e o canal do Picuí, que corta litealmente o bairro.Picuí.

Rio Ceará

O Rio Ceará é o principar rio que corta o município de Caucaia, com sua nascente começando na junção dos riachos Jandaíra e Bom Princípio na serra de Maranguape. Percorre aproximadamente 60 km, até desembocar no Oceano Atlântico. Durante seu percurso, recebe as águas do rio Maranguapinho, sendo este, seu principal afluente.

O rio apresenta padrão de drenagem detrítica e em sua desembocadura na divisa de Fortaleza e Caucaia, apresenta um manguezal que, ocupa uma área total de 11,58 km², dos quais 6,75 Km² no município de Caucaia e 4,83 Km² no município de Fortaleza.

Por Kat Santos